sexta-feira, 17 de julho de 2009

O procedimento: Conização

Aqui estou já sem as meias de cirurgia e também sem o meu tão amado verniz vermelho, que me esqueci de tirar e estive ontem à noite às pressas a tirar com uma solução de éter e álcool que a enfermeira arranjou.


O vírus do papiloma humano (HPV) é um vírus que infecta a pele ou mucosas, e possui mais de 200 variações diferentes. A maioria dos subtipos está associada a lesões benignas, tais como verrugas, mas certos tipos são frequentemente encontrados em determinadas neoplasias como o cancro do colo do útero, do qual se estima que sejam responsáveis por mais de 90% de todos os casos verificados.
A principal forma de transmissão do HPV é por via sexual, sendo a doença sexualmente transmissivel (DST) mais frequente. Estima-se que 25 a 50% da população feminina mundial esteja infectada, e que 75% das mulheres contraiam a infecção durante algum período das suas vidas. A maioria das situações não apresenta sintomas clínicos, mas algumas desenvolverão alterações que podem evoluir para cancro. O exame de rastreio para diagnóstico destas alterações é a citologia cervical ou Papanicolauu. A infecção também pode ocorrer no homem, embora as manifestações clínicas sejam menos frequentes do que na mulher.
O tratamento é demorado e depende das técnicas aplicadas no mesmo e apesar de em vários casos haver recaída, é comum em outros casos, principalmente se diagnosticado a tempo, a cura e a eliminação do vírus do organismo. As estratégias de prevenção são similares às das restantes DSTs, passando sobretudo por evitar comportamentos de risco. Existe no mercado mais de um tipo de vacina contra o HPV, que previnem a infecção por alguns dos subtipos mais frequentes de HPV, encontrando-se em discussão a sua inclusão nos planos nacionais de vacinação de diversos países.
As opções de tratamento dependem do tipo e extensão das lesões causadas pelo HPV, podendo ser empregue um tratamento destrutivo ou excisional (destruição e/ou remoção das lesões), ou um tratamento à base de medicamentos.


A conização é uma cirurgia, realizada em ambulatório, que consiste na exérese da zona do colo do útero que apresenta alterações das células, já anteriormente detectadas por colposcopia e biópsia, podendo esta ser diagnóstica ou terapêutica. No caso da situação não ficar resolvida será necessário realizar cirurgia conservadora.


No meu caso, acabei de fazer a 2ª conização porque a primeira, embora tenha corrido bem e cicatrizado bem, não retirou toda a lesão com margem de segurança. Assim sendo e tendo em vista a preservação do aparelho reprodutor, cá estou eu de novo.

Correu bem com a exepção que já devia estar em casa mas tive um problemita em que tive uma grande hemorragia e tive que vir com um tampão com gaze que será verificado pelo meu médico fantástico amanhã de manhã. Se amanhã tiver sarado, venho para casa. Se não... mais um dia.

A minha maior preocupação é que nesta, à semelhança da anterior, não seja retirada toda a lesão o que significará ter que retirar tudo e acabar com o meu sonho de ter mais um bebê.

Vou deixar de mãos de Deus.


De resto estou muito bem e com muito poucas dores. Tenho muitasssss saudades das minhas duas meninas e do maridão, nem imaginam!!!!!!!!!!! As novas tecnologias é que nos permitem uma certa próximidade e já estive a vê-los pela web cam a partir aqui do hospital. A Gabi estava linda, esticou o cabelo e a Lu sempre a dizer-me adeus. Que saudade meu Deus!!!!!!!!!

Queria deixar um grande agradecimento ao pessoal do Hospital de Setúbal. Foram todos maravilhosos, muito simpaticos e muito atenciosos, ao contrário de que imaginamos num hospital público.

Queria agradecer a todas as meninas que adoro e deixaram comentários. A vossa presença é sempre super importante em vários acontecimentos da minha vida.


Bem hajam!!!!!!

18 comentários:

Filipa disse...

Cris,

Vais ver que logo, logo, estarás em casa, onde serás coberta de mimos pelos teus amores!!

Votos de rápidas melhoras,

Beijinhos

ana_patricia_dacosta disse...

um beijo do tamanho do mundo e irá correr tudo bem!

milah disse...

Ai amiga, tem que deixar tudo nas mãos de Deus mesmo... minhas orações são pelo melhor para você.
Logo, logo estará com sua linda família e tudo isso vai ter passado. Vai correr tudo bem na sua recuperação!

Que Deus a abençõe! Fique bem!

P.S.: Que pezinhos bonitos!!! :)))

T. disse...

As melhoras, rapidas e sem dor!!!!
Cheguei ha pouco do hospital, tambem fui para ficar so 1 noite mas acabei por ficar 2, a morrer de saudades!!!
Contratempos...
Beijo grande

Teresa disse...

Olá Cris
Já há imenso tempo que não andava pelos blogs. Espero que a recuperação da operação esteja a ser o melhor possível para que o sonho do terceiro bebé seja, em breve, uma realidade. Tudo de bom!!
(As filhotas continuam lindas de morrer!)

Ana Raquel disse...

Olá,

Ha de correr tudo bem!!! E esse tão desejado bebe vai vir:)
Bjocas

Mafalda disse...

Olá! cheguei aqui através do comentário que vi que deixaste no meu blogue e queria dar-te uma palavra amiga e de força, porque tal como tu, também eu já fiz uma conização e sei o que isso dói e como nos sentimos frágeis emocionalmente. eu fiz a minha antes da minha filha nascer e na altura, senti o mundo desabar, pensei logo que nunca poderia ser mãe quando me foi diagnosticada a lesão! tu já vais na segunda! só de te ler fiquei arrepiada! temos de fazer os rastreios periodicamente e estar sempre em cima, já que o vírus do papiloma pode aparecer novamente em qualquer instante!
espero, muito sinceramente, que nesta tua segunda cirurgia corra tudo muito bem e que não tenhas mais de voltar à 'marquesa' pelos mesmos motivos!
um beijinho grande de força*

simone disse...

oh minha linda, tanta coisa se passou contigo e eu nem sabia... sabes que o Sergio vos viu 2 vezes no H Setubal, da 1ª ainda buzinou mas voces não repararam. Não comentei nada porque achei indelicado mas agora já sei o que faziam lá.
Graças a Deus correu tudo bem e continuará a correr concerteza! És linda por dentro e por fora, uma verdadeira leoa :o) ah! e parabens atrasados! A ver se agora consigo visistar uns cantinhos (o teu foi o 1º :o) que cá por casa não tem sido fácil...
Beijao enorme para os 4 mas um muito especial para ti minha querida****

Unknown disse...

Olá boa tarde.

Infelizmente vou fazer dia 18 de Agosto esta operação denominada "conização".

Fui ao Hospital Padre Américo em Penafiel saber o resultado da biópsia que tinha realizado e efectivamente tenho uma lesão de alto grau.

Tenho 23 anos e não sei bem o que pensar disto tudo.

Sei que estou tranquila, e tento não pensar muito no assunto, consolando-me com o facto de toda a gente me dizer que tudo vai correr bem.

Mas tenho medo, tenho medo que a lesão se tenha espalhado além daquilo que vou retirar.

Mas temos de pensar positivo, porque embora ainda não seja casada, quero muito muito ser mãe, e não quero ver por nada deste mundo este nosso (meu e do meu namorado)sonho ser "destruido"!!

Desejo toda a sorte do mundo para você e espero do fundo do coração que tudo corra pelo melhor.

Beijinhos e muita força.

Anónimo disse...

ola
sou a nadia e tambem passei por uma conizacao a 1semana tenho 21a nao tem sido facil passar por isto por isso te compriendo.
descubri k sofria de virus quando andava atentar engravidar pensei k tava gravida quando recebo um tele da minha medica a dizer k nao tava gravida mas sim k tinha hpv no grau 2 alto fique aterrorada pois tenho na familia tambem algumas mulheres sofrem do mesmo o mundo acabou pa mi pensei k ia morrer tive muitas infecoes estive 1a a espera mas com o apoio e o amor da minha menina de 6a e o resto da familia consegui sair da depressao em k estava e lutar. fiz a cirugia no dia 23 deste mes no hospital de setubal com duas medicas fantasticas dra teresa negrao e a dra benilde e brevemente vou tentar ser mae k e um sonho k eu e o meu marido pensavamos tar destroido. e sei e tenho fe k tu tambem vais conseguir passar tudo e ficar bem muitas felizidades.
vou deixar te o meu mail se kizeres falar nadiamascote@hotmail.com bjs

Raysla disse...

Olá, sou Raysla!!

Estou na mesma situação...

Fiz um preventivo a dois meses atrás e descobri uma inflamação de alto grau, daí começou minha angustia, a enfermeira me encaminhou para um ginecologista solicitando uma colposcopia e uma biopsia...

Fui ao médico e imediatamente ele fez a colpocospia e a biospia, daí cotinuou minha angustia até receber o resultado da biopsia. Recebi, mais felismente o resultado não deu como o preventivo, deu NIC I e II, mais permaneceu uma inflamação de alto grau. Vou fazer uma Conização e estou muito angustiada, tenho fé em Deus que ocorrerá tudo bem... Minha maior vontade é ser mãe, tenho medo que não possa ser. Aqui fica meu desabafo, e confio em Deus que ocorrerá tudo na perveita santa paz!!

Aproveitando, desejo que sua recuperação seja repleta de sucesso e coberta pela mão divina!!

Marcelle disse...

Olá, pessoal!

Me chamo Marcelle e no fim de 2010 também tive que fazer a cirurgia - conização - em decorrência de uma lesão de alto grau no colo do útero. Graças a Deus, tudo correru bem durante a cirurgia e depois dela: no início de janeiro peguei o resultado da biópsia feita no material retirado e a lesão foi retirada com uma boa margem de segurança, não precisei fazer uma segunda cirurgia.
Em março farei novos exames para controle, fico um pouco receosa, tenho um certo medo de que volte a precisar passar por tudo isso de novo, mas se Deus quiser e se eu me cuidar direitinho (isso conta muito, alimentação, estilo de vida...) nunca mais precisarei fazer de novo.
Deixo aqui todo o meu apoio e todo o meu incentivo às pessoas que precisam passar por isso; desejo que as que já passaram se recuperem bem e que sejamos sempre confiantes, pois Deus não nos dá uma cruz mais pesada do que o que podemos carregar.
Um beijo grande a todos.

Luciene disse...

Oii..
Eu tbm estou passando por momentos dificies,o resultado do meu preventivo deu lesão de alto grau,fui encaminhada para fazer uma colposcopia com biópsia e estou ansiosa pelo resultado que sai após o carnaval,mas o médico ja me adiantou que terei que fazer a cirurgia.
Passei dias dificies no inicio antes de saber q poderia fazer a cirurgia e que não precisaria tirar o útero,logo no momento em que eu e meu marido decidimos ter outro filho veio esse susto.
Mas estou confiante no medico mas com um pouco de medo da cirurgia.
Um abraço p/ vcs e muita força a todas q estão passando por isso.

Fernanda M* disse...

Oláááááa,
muito bom ter lido esse relato. Estou DESESPERADA...na próxima quarta farei esse procedimento, estou com muito medo. e o pior, ngm sabe que eu vou fazer isso, apenas uma amiga. Minha médica disse que eu terei q ser sedada e ter tomado aquela anestesia RAQUE...nao sei o que fazer, já chorei mto...por outro lado nao posso compartilhar isso com NGM....meus pais nao sabem de nada...eu vou mentir q vou para um curso e farei esse procedimento cirurgico. Estou com vergonha...com medo..me sentindo um lixo....com raiva...afinal eu nunca imaginaria que teria HPV com apenas 21 anos...ainda qro ser mae, tenho medo de me prejudicar.
Preciso conversar com alguém.....isto está me afligindo mto.......estou com medo...mto medo....

beijos,
Fernanda

Fernanda M* disse...

Querida,
como faço para entrar em contato com vc?
Não achei o seu e-mail.

beijos
Fernanda

Anónimo disse...

Infelizmente a minha primeira conização não foi suficiente para a retirada de toda a lesão... tenho 37 anos e ainda não tenho filhos... hoje o médico me disse que terei que repetir o procedimento. Estou numa dúvida tremenda... não sei se acabo deixando o sonho de ser mãe de lado e retiro por completo o útero e preservo desta forma mais segura a minha saúde.

Anónimo disse...

Olá querida entendo seu desespero eu passei por uma conização... Acho que não vou precisar de uma segunda... Mais meu medico explicou que se eu tivesse que passar por uma segunda conização seria só fazer a cerclagem depois qdo engravidasse... No caso vc faz a segunda conização e se vir a engravidar depois ele faz a cerclagem que é tipo costurar o utero para o bebêr nao nascer antes do tempo...

Mila Teodoro disse...

oi agora já é madrugada e estou em pós operatório de conização,eu desconhecia essa situação,estou muito fragil,assustada,chorando,tenho medo,não tenho ninguém por mim,a não ser Deus e minha filha que depende de mim,estou muito mal...