
Olá amigas e amigos.
Sempre gostei muito de guardar um registo escrito e fotográfico da minha vida. Já não é de hoje que o faço. No entanto como o próprio blog demonstra, sou muito preguiçosa para o fazer. Por vezes escrevo, escrevo e escrevo e às vezes estou muito tempo sem escrever. Toda a hora me lembro que tenho que actualizar e registar tantas coisas importantes que estão a acontecer na nossa vida mas vou adiando. Vi isso quando, há pouco tempo, estive a arrumar as minhas estantes da sala e encontrei uma agenda do ano que que a Gabi tinha meses de idade. Às vezes escrevia 3 dias seguidos e depois estava meses sem escrever. Verdade seja dita que cada página que escrevi na altura, vale ouro hoje. Delicio-me a relembrar coisas que já tinha esquecido completamente, e pergunto-me como foi possível esquecer?! Por exemplo:
Dia 05 de Janeiro de 1999
A Gabriela faz hoje 3 meses. Hoje comeu a 1º papa que fui comprar ontem à farmácia.
(tenho até hoje a embalagem da papa guardada na caixinha dela)
Meu Deus!!!! Dei a primeira papa a Gabi quando ela tinha 3 meses. Que cedo! hahahahah
E quanto à actualidade.
Dia 19/06/08, fui tentar marcar consulta para ela no novo pediatra que me aconselharam e acabei por fazer logo a consulta. O médico foi um espetaculo, viu ela todinha da cabeça aos pés e disse que ela estava muito bem de peso, altura e perímetro cefálico. Engraçado foi quando ela a sentou e ela com o pescoço todo direito e ele a falar... agora vai cair o pescoço para trás... quer dizer, este não cai (hehehehehe, a miúda tem uma força no pescoço, só visto) e também ele falou que ela se devia rir para a mãe e ela começou a rir para ele e não parava hehehehe e ele... "pronto, esta ri para mim também, é simpática".
Falou para eu continuar a dar maminha e que posso manter o biberão que dou à noite uma vez que já o faço há algum tempo, mas nas outras alturas só maminha. Até me deu uma lata de leite que tinha lá.
Aos 3 meses e meio é para dar a sua primeira papinha, que será a da MILUPA de Pera, Maçã ou banana. Aos 4 meses é para dar a primeira sopa.
Perguntei da praia e tive logo o verde. Respondeu-me logo... "a minha filha mais velha com 8 dias de vida já andava a tomar banho nas águas da Caparica". Foi ai que pensei que este médico é dos meus uma vez que sempre acreditei na praia para os bebés, claro que com todos os cuidados máximos. Estava disposta a acatar o que o médico dissesse e fiquei toda feliz quando ouvi a resposta. Fui logo comprar um fato de banho (sim, este corpinho de baleia que estou não verá um biquíni tão cedo) mas a verdade é que ainda não fui hehehehehehe.
De resto, falou-me na Prevenar. Explicou-me o que era e passou-me a receita para caso decidisse comprar. Assim fiz e foi hoje mesmo que eu e papá (mana não quis ir) fomos rumo ao centro de saúde. A enfermeira ficou chocada porque o médico mandou dar aos 2 meses, aos 4, aos 6 e aos 15, o que significa que, cada vez que levar essas doses, vão ser ao mesmo tempo que outras do plano nacional de vacinas, ou seja, três vacinas de cada vez, o que não se justificava porque ela ainda não estava no infantário (que criança está com 2 meses??????????) e que devia tomar apenas 3 doses, desfasadas das outras vacinas mas, se o médico mandou, quem sou eu para duvidar do seu julgamento? Com as vossas bebés também foi assim???? O que é certo é que pedi ao papá para segurar nela porque tinha receio (eu???) ao levar a primeira choramingou mas aguentou-se à bronca. Já eu comecei a ver tudo a andar à roda. Na segunda, choramingou ainda mais, com um choro mais alto e sentido e zangada a olhar para todos. Ai tive que me levantar e ir para o pé dela confortá-la. Decididamente não consigo assumir o papel pacifico em que passo mesmo mal. Só estou bem agarrada a ela a ajudá-la a ultrapassar este momento dificílimo. E à terceira, comigo e com o pai a segurar nela e a apoia-la, chorou que se fartou, estava mesmo magoada. Tadinha, chorei muito por dentro. O pai ficou tão doido por ela que a trouxe ao colo o caminho todo. Agora está a dormir bem mas, tem estado muito rabujenta à tarde e não mamou quase nada. Vamos ver se acorda melhor. Já lhe medi a febre três vezes e nada. Graças a Deus. Agora só terá consulta aos 4 meses.
O médico foi tão porreiro que viu a Gabi que estava comigo porque a tive que ir buscar à escola uma vez que estava aflita novamente com dores de barriga. Ele diz que ou era gastoenterite, ou lombrigas ou apêndiçe. Explicou como seria o desenvolvimento das 3, por isso hoje já sei que é a primeira. Esta minha filhota é mesmo fraquinha de estômago, sai ao pai dela, não há nada a fazer a não ser controlar a papinha dela e evitar que como porcarias, tarefa dificil no caso dela...
No mais, a LU continua um amor de bebé. Dorme a noite inteira, raramente chora, só protesta um pouco e ri muito para nós todos. Resultado de uma execelênte e boa rotina que mantenho desde o dia que nasceu. Adora que eu fale com ela. Enfia a mão toda na boca e chucha como se não houvesse amanhã. Bem sei que é impossível mas quase parece que vão nascer os dentes porque baba que se farta. Já a descobri umas poucas de vezes a olhar para as mãos muito atentamente e para os pés ri-se muito hehehehhee. Está linda esta minha filha. Quer dizer... a outra também (agora quem baba sou eu!).
De resto está tudo tranquilo por aqui. Gabi está de férias e passou de ano (oba! - mas nada que eu não soubesse já) mas só dia 30 tem reunião de escola. Estou muito orgulhosa e preocupada ao mesmo tempo porque se encerra um ciclo e começa outro muito importante; a minha menina vai para a "escola dos grandes".
Agora nas férias não tem nada para fazer, às vezes vai com o pai, outras fica comigo mas... tem que se arranjar algo para a distrair (complicado).
Para terminar, estou feliz por demais, a meio do post (que levou a tarde toda para escrever com todas as interrupções) recebi uma chamada de uma amiga que adoro muito e que, depois de uma perda (uma das estrelinhas que tenho no céu), engravidou novamente. Estou tão feliz, voçês não imaginam.
VOU SER TIA (EMPRESTADA) OUTRA VEZ!!!!!!!!!!!!!!
J, estou mesmo, mesmo, mesmo feliz por voçês e vai correr tudo bem comigo a assistir na primeira fila.
De outra amiga que adoro muito e que está gravida também de 4 mesinhos, como está muito longe de mim (Brasil) estou a fazer um enxovalinho para o marido levar. Já tem edredon, almofada, protector de colchão e mais umas coisinhas hehehehehehe. São os mimos que não posso dar pessoalmente.
Bem, espero cá voltar mais rapidamente mas, nunca deixo de vos visitar. Vou constantemente ao blog da
Val para ver se já postou fotos de Guilherme e também ao da
Bruna que está quaseeee a ganhar a sua Alicia e da
Rosana que está quase a ganhar a sua Amanda. Estou com vocês no meu pensamento.
Beijos grandes a todas.