sexta-feira, 27 de junho de 2008

Ufa, estou viva sim e perguiçosaaaaaaaaaaaaa!!!!


Olá amigas e amigos.

Sempre gostei muito de guardar um registo escrito e fotográfico da minha vida. Já não é de hoje que o faço. No entanto como o próprio blog demonstra, sou muito preguiçosa para o fazer. Por vezes escrevo, escrevo e escrevo e às vezes estou muito tempo sem escrever. Toda a hora me lembro que tenho que actualizar e registar tantas coisas importantes que estão a acontecer na nossa vida mas vou adiando. Vi isso quando, há pouco tempo, estive a arrumar as minhas estantes da sala e encontrei uma agenda do ano que que a Gabi tinha meses de idade. Às vezes escrevia 3 dias seguidos e depois estava meses sem escrever. Verdade seja dita que cada página que escrevi na altura, vale ouro hoje. Delicio-me a relembrar coisas que já tinha esquecido completamente, e pergunto-me como foi possível esquecer?! Por exemplo:


Dia 05 de Janeiro de 1999

A Gabriela faz hoje 3 meses. Hoje comeu a 1º papa que fui comprar ontem à farmácia.


(tenho até hoje a embalagem da papa guardada na caixinha dela)

Meu Deus!!!! Dei a primeira papa a Gabi quando ela tinha 3 meses. Que cedo! hahahahah


E quanto à actualidade.

Dia 19/06/08, fui tentar marcar consulta para ela no novo pediatra que me aconselharam e acabei por fazer logo a consulta. O médico foi um espetaculo, viu ela todinha da cabeça aos pés e disse que ela estava muito bem de peso, altura e perímetro cefálico. Engraçado foi quando ela a sentou e ela com o pescoço todo direito e ele a falar... agora vai cair o pescoço para trás... quer dizer, este não cai (hehehehehe, a miúda tem uma força no pescoço, só visto) e também ele falou que ela se devia rir para a mãe e ela começou a rir para ele e não parava hehehehe e ele... "pronto, esta ri para mim também, é simpática".

Falou para eu continuar a dar maminha e que posso manter o biberão que dou à noite uma vez que já o faço há algum tempo, mas nas outras alturas só maminha. Até me deu uma lata de leite que tinha lá.

Aos 3 meses e meio é para dar a sua primeira papinha, que será a da MILUPA de Pera, Maçã ou banana. Aos 4 meses é para dar a primeira sopa.

Perguntei da praia e tive logo o verde. Respondeu-me logo... "a minha filha mais velha com 8 dias de vida já andava a tomar banho nas águas da Caparica". Foi ai que pensei que este médico é dos meus uma vez que sempre acreditei na praia para os bebés, claro que com todos os cuidados máximos. Estava disposta a acatar o que o médico dissesse e fiquei toda feliz quando ouvi a resposta. Fui logo comprar um fato de banho (sim, este corpinho de baleia que estou não verá um biquíni tão cedo) mas a verdade é que ainda não fui hehehehehehe.

De resto, falou-me na Prevenar. Explicou-me o que era e passou-me a receita para caso decidisse comprar. Assim fiz e foi hoje mesmo que eu e papá (mana não quis ir) fomos rumo ao centro de saúde. A enfermeira ficou chocada porque o médico mandou dar aos 2 meses, aos 4, aos 6 e aos 15, o que significa que, cada vez que levar essas doses, vão ser ao mesmo tempo que outras do plano nacional de vacinas, ou seja, três vacinas de cada vez, o que não se justificava porque ela ainda não estava no infantário (que criança está com 2 meses??????????) e que devia tomar apenas 3 doses, desfasadas das outras vacinas mas, se o médico mandou, quem sou eu para duvidar do seu julgamento? Com as vossas bebés também foi assim???? O que é certo é que pedi ao papá para segurar nela porque tinha receio (eu???) ao levar a primeira choramingou mas aguentou-se à bronca. Já eu comecei a ver tudo a andar à roda. Na segunda, choramingou ainda mais, com um choro mais alto e sentido e zangada a olhar para todos. Ai tive que me levantar e ir para o pé dela confortá-la. Decididamente não consigo assumir o papel pacifico em que passo mesmo mal. Só estou bem agarrada a ela a ajudá-la a ultrapassar este momento dificílimo. E à terceira, comigo e com o pai a segurar nela e a apoia-la, chorou que se fartou, estava mesmo magoada. Tadinha, chorei muito por dentro. O pai ficou tão doido por ela que a trouxe ao colo o caminho todo. Agora está a dormir bem mas, tem estado muito rabujenta à tarde e não mamou quase nada. Vamos ver se acorda melhor. Já lhe medi a febre três vezes e nada. Graças a Deus. Agora só terá consulta aos 4 meses.

O médico foi tão porreiro que viu a Gabi que estava comigo porque a tive que ir buscar à escola uma vez que estava aflita novamente com dores de barriga. Ele diz que ou era gastoenterite, ou lombrigas ou apêndiçe. Explicou como seria o desenvolvimento das 3, por isso hoje já sei que é a primeira. Esta minha filhota é mesmo fraquinha de estômago, sai ao pai dela, não há nada a fazer a não ser controlar a papinha dela e evitar que como porcarias, tarefa dificil no caso dela...

No mais, a LU continua um amor de bebé. Dorme a noite inteira, raramente chora, só protesta um pouco e ri muito para nós todos. Resultado de uma execelênte e boa rotina que mantenho desde o dia que nasceu. Adora que eu fale com ela. Enfia a mão toda na boca e chucha como se não houvesse amanhã. Bem sei que é impossível mas quase parece que vão nascer os dentes porque baba que se farta. Já a descobri umas poucas de vezes a olhar para as mãos muito atentamente e para os pés ri-se muito hehehehhee. Está linda esta minha filha. Quer dizer... a outra também (agora quem baba sou eu!).

De resto está tudo tranquilo por aqui. Gabi está de férias e passou de ano (oba! - mas nada que eu não soubesse já) mas só dia 30 tem reunião de escola. Estou muito orgulhosa e preocupada ao mesmo tempo porque se encerra um ciclo e começa outro muito importante; a minha menina vai para a "escola dos grandes".

Agora nas férias não tem nada para fazer, às vezes vai com o pai, outras fica comigo mas... tem que se arranjar algo para a distrair (complicado).


Para terminar, estou feliz por demais, a meio do post (que levou a tarde toda para escrever com todas as interrupções) recebi uma chamada de uma amiga que adoro muito e que, depois de uma perda (uma das estrelinhas que tenho no céu), engravidou novamente. Estou tão feliz, voçês não imaginam.

VOU SER TIA (EMPRESTADA) OUTRA VEZ!!!!!!!!!!!!!!

J, estou mesmo, mesmo, mesmo feliz por voçês e vai correr tudo bem comigo a assistir na primeira fila.


De outra amiga que adoro muito e que está gravida também de 4 mesinhos, como está muito longe de mim (Brasil) estou a fazer um enxovalinho para o marido levar. Já tem edredon, almofada, protector de colchão e mais umas coisinhas hehehehehehe. São os mimos que não posso dar pessoalmente.


Bem, espero cá voltar mais rapidamente mas, nunca deixo de vos visitar. Vou constantemente ao blog da Val para ver se já postou fotos de Guilherme e também ao da Bruna que está quaseeee a ganhar a sua Alicia e da Rosana que está quase a ganhar a sua Amanda. Estou com vocês no meu pensamento.


Beijos grandes a todas.

6 comentários:

Tânia,Ângelo e Martim disse...

Fico mt feliz por tudo estra bem com vcs!A tua filhota está cada vez mais linda!Qt a prevenar com o Martim tb é assim n ligues à enfermeira do centro de saúde ielouuuuu !!! Qt à Lu nbabar imenso é a gengiva a ficar grossa depois repara daqui a umas semanas se n notas diferença.. As melhoras da Gabi e sim tens mesmo de arranjar algo para ela se distrair.. Parabéns pela padsagem de ano e força para a nova escola que aí vem!
Beijocas mt grandes

Anónimo disse...

Gosto tanto de ler o teu blog Cristina. Enches-me o coração de felicidade, pois também a vivo através de ti. Manda um grande beijinho meu à Gabriela pela passagem de ano (também estou muito orgulhosa embora sem ser surpresa), e um grande beijinho à Luísa que está linda, linda, linda. E claro, tb, um grande beijinho par ti e p o Theo por serem uma família maravilhosa e uns excelentes amigos.

Filipa

milah disse...

Que bom que a Gabi passou de ano! Parabéns para ela!!! E a Luísa está uma fofura! linda! Quanto a questão das vacinas, eu me lembro que ficava hororizada com a quantidade de vacinas que o médico dele passava , houve uma ocasião em que ele teve que tomar 5 de uma vez...e as outras eram sempre juntas também, geralmente umas 3. Mas tive que confiar nele e nunca tivemos nenhum problema com as vacinas, às vezes só aquelas reações febris que são esperadas em algumas delas. Acho que hoje em dia vacina-se assim mesmo! Minha mãe ficava chocada, e eu ainda tinha que enfrentá-la para seguir o que o médico mandava, hehehe, vê se pode?
Muitos beijos e fiquem em paz!

Paula disse...

O Henrique só vai tomar a Prevenar aos 3 meses mas cada médico é que sabe e o teu parece saber bem das coisas. Só pela opinião dele em relação à praia, já sou fã. O Henrique já foi à praia e adorou. Acho que só lhes faz bem.
De resto, fico contente por ter novidades vossas. O Henrique também tem a mania de enfiar a mão na boca e chuchar muito e baba demais. Se calhar vão ter dentes cedo, acontece.
Muitos beijinhos e vão dando notícias.

Anónimo disse...

Oi Cris!!! Sabes que já tentei escrever no teu blog umas vezes e não consigo, da-me sempre blog indisponivel, escrevo gds testamentos e depois desaparece tudo!!! Ggggrrrrrr!
Espero que desta vez passe senão mando mensagem pro telemóvel!
Mil obrigados pelo miminho, que previlegio pertencer a um grupo tão restrito! Tu também estás entre os meus 5 blogs preferidos :o) Obrigada mesmo!
As tuas meninas estão simplesmentye lindas as duas, imagino os baldes de baba que voces dois enchem todos os dias!
Quanto à pança, a minha está cada vez maior lololol. E eu nem de fato de banho vou à praia, a situação é mesmo grave :o) Ainda não lá pus os pés acreditas? A pediatra da Mara só quer que ela vá à praia depois de fazer um ano por isso tenho sempre desculpa ehehehe (mas vai antes, vai em Agosto qd estivermos de férias). Por isso tudo amiga, pensa positivo, não és a única recem mamã com problemas em perder peso, somos muitas!
Beijocas gds para voces, obrigada pelo carinho e agora vou rezar para que este comentário passe!
Jokas

Gaiatas disse...

Parabéns à Gabi p0r ter passado de ano :))

Quanto à Prevenar aqui f0i igual.. o pediatra passou para ela t0mar a0s 2 meses mas as enfermeiras insistiram para não lha dar.. enfim. Tomou a0s 3 meses e ag0ra a0s 5, a segunda dose.

Aqui também temos cartão verde para a praia.. e como ela ad0ra. E só lhes faz bem, aproveita!

Beijinh0s grandes*